Negócio próprio: 5 segredos que ninguém te conta, mas você precisa saber
- camila barbosa
- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Hoje em dia muitas pessoas estão em busca de trabalhar por conta própria, ou seja, ter sua empresa, mas acabam não tendo um planejamento mínimo para essa abertura e por não entenderem ou mesmo não avaliar antecipadamente essas questões, acabam sendo pegos de
surpresa.
Então se você tem o desejo ou pretende abrir seu próprio negócio, se atente a essas questões:
1- Custo da legalização
Toda empresa tem um custo para ser aberta e pode variar conforme a atividade que será realizada e a localidade, portanto, o valor de abertura de uma empresa de serviço no RJ pode não ser o mesmo na Bahia, sendo assim, é importante levantar esse custo com o contador, para identificar o quanto de investimento será necessário, entendendo que valores de taxas não mudam quando falamos de uma mesma atividade, estado e localidade, então cotar com um contador ou outro, só muda o valor de honorário do serviço contábil e não os valores de taxa.
2- Definição do preço de produto ou serviço
Ao realizar a abertura de um negócio, todos os valores de custo devem ser levantados, para que a definição do preço seja feita corretamente, tendo em vista que o mesmo deve ser constituído cobrindo todos os custos, para que assim se gere lucro líquido.
3- Definição de Pró-labore
Quando uma empresa é aberta e começa a ter faturamento, existe a obrigatoriedade de se ter uma retirada mensal, chamada "Pró-labore", que nada mais é do que a remuneração dos sócios que trabalham efetivamente na empresa.
Sendo assim, você não sairá retirando dinheiro quando bem entender, mas sim através dessa operação e recolhendo os devidos impostos, o INSS e IR.
4- Custo da contratação de funcionários
Se você pretende abrir um negócio e será necessário a contratação de pessoal, procure avaliar junto ao contador esse custo, pois é uma parte importante a ser considerada para relacionar a representatividade desse custo no resultado mensal da empresa.
5- Segregação de pessoa física x pessoa pessoa jurídica
Essa é uma questão bem importante e um dos erros mais comuns cometidos pelos empresários,
se você será o dono da empresa ou sócio, entenda que as suas despesas pessoais não devem ser pagas em conta da pessoa jurídica.
Ao realizar essa segregação, a visualização da situação financeira da empresa se torna mais realista, pois, além de ser o correto por lei é também uma questão de controle das finanças empresariais.
E aí, já tinha pensado nessas questões? Para conhecer nossos planos de assessoria : https://www.consultecontabilidadeonline.com/pricing-plans/list





Comentários