Qual seria a diferença da inscrição Municipal x Estadual ?
- camila barbosa
- 16 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Ao iniciar o processo de legalização, é necessário que seja realizado o cadastro da empresa em todos os órgãos, porém, não se pode confundir a inscrição estadual com a municipal, pois são duas esferas diferentes.

A INSCRIÇÃO ESTADUAL deverá ser obtida por empresas de comércio, algumas atividades específicas de serviços e outras industriais também estão incluídas nesta obrigatoriedade, e a esfera corresponde ao SEFAZ (Serviço estadual da fazenda)
A INSCRIÇÃO MUNICIPAL deverá ser obtida pelas empresas de serviço, e é realizada pela prefeitura e liberada com emissão do alvará.
No dia a dia, qual a usabilidade destas?
Principalmente para casos de emissão das notas fiscais, liberação do alvará e recolhimento do ISS, quando se trata da Inscrição Municipal, já a inscrição estadual, será para notas de comércio ou transporte e para recolhimento do ICMS.
Como realizar o cadastro para obtenção do n.º inscrição?
Para obter o número de inscrição, em cada estado, ocorre de uma maneira, portanto, não existe uma regra geral, somente em termos dos órgãos, pois a municipal será em prefeitura e a estadual será na secretaria de fazenda. Sendo assim, quando for realizar a abertura da sua empresa, o processo será conforme a sua atividade escolhida, podendo ser única ou duas, exemplo, quando ocorrer a compra de peças no estabelecimento e, ao mesmo tempo, o conserto, logo precisaríamos de inscrição municipal e estadual.
Pretende iniciar um negócio ainda este ano, conheça nossos planos de assessoria https://www.consultecontabilidadeonline.com/pricing-plans/list





Comentários